domingo, 29 de julho de 2007
A PALAVRA CERTA NA HORA INCERTA
Maurício Kobayashi e Hugo Hoyama. Foto: WWW.nippo.com.br
Dentre os inúmeros heróis dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, destaca-se sem dúvida o mesatenista Hugo Hoyama, colecionador de vitórias e medalhas na carreira que está prestes a encerrar. O que o tornou um campeão? O momento marcante de sua vida foi ouvir do seu técnico uma pergunta desafiadora: “Até quando você vai se contentar em ser o segundo?”. Tais palavras mexeram com o paulista de São Bernardo do Campo que decidiu ser o melhor do Brasil. Ele venceu o então imbatível Cláudio Kano em 1996. A partir daquela conquista Hugo Oyama tornou-se o melhor mesatenista brasileiro. Ele dedicou sua última medalha em Jogos Pan- Americanos ao amigo e conterrâneo Cláudio Kano, que morreu ainda em 1996 em um acidente de moto. Ele credita sua carreira vitoriosa ao treinador Maurício Kobayashi que ao desafiá-lo com tal pergunta fez sua vida mudar de rumo.
É curioso como a Bíblia fala sobre a importância das palavras ditas no tempo adequado: "Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo " Prov. 25: 11
Há duas formas de interpretarmos este texto: Primeiro, partindo da premissa de que "Palavra" seja uma referência à Palavra de Deus; e, segundo, entendendo que "palavra", no caso, se refira à comunicação de uma forma geral, o que poderia se aplicar ao ser humano também. Consideraremos a segunda hipótese no presente estudo.
Sem dúvida nenhuma a maça é um dos mais belos e saborosos frutos existentes, sendo encontrado em todo o mundo.
O ouro também é um metal de beleza, durabilidade e valor inquestionáveis. A prata, conquanto de menor valor, quando comparada ao ouro, recebe também seu lugar de destaque entre os metais valiosos, sendo muito utilizada na fabricação de jóias e talheres. Do mesmo modo que a prata quando transporta o ouro não é tão apreciada, nossa vida não é mais importante do que aquilo que transportamos (no caso -a palavra -uma forma de comunicar).
O valor da salva de prata seria desmerecido caso transportasse alguma coisa desagradável ou malcheirosa. De igual modo, somos desvalorizados quando nossas palavras são grosseiras e ferinas, mas, grandemente valorizados quando nosso falar cristão coaduna com nossa vida em Cristo. Em suma, nosso valor como pessoa depende grandemente do que expressamos em dado momento, mesmo que tenhamos um valor individual admirável. No conjunto, perdemos ou ganhamos valor em função do que falamos, fazemos ou deixemos transparecer.
Concluímos que podemos ser uma bênção ou não às pessoas que nos cercam, dependendo do que dizemos a elas. Não dizer nada, todavia, pode se tornar um prejuízo. Quando alguém espera de nós uma palavra de conforto, ânimo, incentivo; então, a necessidade é imperiosa.
Quem ainda não sentiu o valor de uma palavra de apoio em momentos difíceis?
Falar a palavra certa no momento certo é um talento e Deus deseja desenvolvê-lo em você! Deus o abençoe juntamente com sua família.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário