domingo, 25 de janeiro de 2009

UZ & EL


Havia um homem na terra de UZ, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus (EL) e se desviava do mal. Jó 1:1

A terra de Uz, onde, segundo a Bíblia Jó habitava, tornou-se repentinamente o palco de uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um mensageiro após outro lhe dava uma notícia desesperadora. Deste modo abrupto, Jó perdera aquilo e aqueles que lhe eram mais preciosos. Restaram-lhe apenas a mulher maldizente, a lepra humilhante e pseudo-amigos impertinentes, que não lhe traziam conforto senão repreensões e críticas.

Que lições podem ser apreendidas de um relato catastrófico de tal dimensão? Porventura Deus permite que Seus filhos sejam massacrados tão somente para comprovar a fidelidade destes?

Não posso aceitar a idéia de um Deus que joga com a vida e o sentimento das pessoas numa espécie de jogo macabro com satanás. Por este motivo, sempre que as decepções da vida se estampam diante de mim e de meus irmãos em Cristo, volto-me para o texto sagrado para encontrar uma explicação lógica e ao mesmo tempo aceitável da maneira como Deus conduz Sua vontade entre as decepções da vida, com o propósito de não nos deixar esquecer que Ele tem para conosco “pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jer. 29:11)

Interpõem-se assim, duas pequenas palavras: UZ e EL.

UZ representa uma terra cheia de bênçãos e EL é a bênção, porque o sufixo EL significa Deus.

Mas UZ também representa um povo preocupado com festas e bens materiais: "Iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles". Jó 1:4.
Enquanto EL é representado no homem que busca a Deus, no caso, Jó: "E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente". Jó 1:5.

UZ representa a terra dos acusadores (que se dizem amigos, mas, não o são) enquanto EL representa o verdadeiro conforto nos momentos difíceis que a vida nos apresenta. Tal conforto só pode vir diretamente de Deus ou através de Seus verdadeiros servos.


Como reagiremos diante de UZ e EL uma vez que UZ e EL representam uma incompatibilidade gritante?

A história de Jó deixa patente diante de nós que é necessário suportar o embate entre UZ e EL para que finalmente a justiça de Deus se faça sobre aqueles que verdadeiramente se permitem guiar pelo Senhor da história. O mais curioso é a providência de Deus que acena com suas promessas até mesmo na triste história da oposição entre UZ e EL. Ao final dela, o justo Jó foi recompensado com mais posses do que antes possuía e de outros filhos que possivelmente lhe trouxeram verdadeira alegria ao coração. E tudo isto se deu enquanto ele orava pelos seus “amigos” (Jó 42:10) que por sua feita precisaram se arrepender do mal que fizeram a Jó e da intercessão dele dependeram para receber o perdão de Deus (Jó 42:7, 8). E o Senhor de misericórdia ainda reserva para nós uma surpresa no significado do nome que associa as duas palavras UZ e EL: O nome UZIEL significa Deus auxiliou sendo uma variação do nome Eleazar que significa Deus ajuda ou auxilia.

Temos no significado deste nome a certeza de que Deus nos auxiliará em meio às decepções da vida, as aparentes derrotas e da corrupção do meio onde vivemos ou trabalhamos, porque afinal de contas, a Palavra do Senhor nos diz: "Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará". (Gálatas 6.7).

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo adorei!